O somatotipo é um método de classificação corporal, criado em 1940 por William Sheldon, que dividi os indivíduos em três CATEGORIAS:
- Ectomorfo
- Mesomorfo
- Endomorfo
Assim, os ectomorfos são esguio e magro, têm ombros, peito e quadril estreitos, pouco volume em braços e pernas e um metabolismo acelerado. São aqueles indivíduos que têm dificuldade para ganhar massa magra (músculo) e para ganhar massa gorda (gordura). Apresentam maior proporção em ossos do que em músculos e gorduras. Como possuem metabolismo acelerado, precisam comer mais e com maior frequência que os indivíduos de outros somatotipos. Treinos com peso, intensos, porém curtos, são ideias para esse perfil.
Já os mesomorfos possuem estrutura grande e músculos fortes, são do tipo físico atlético. Têm facilidade para ganhar massa muscular, mas também de acumular gordura corporal. Por serem naturalmente fortes, têm facilidade na construção de músculos. Possuem maior proporção em músculos do que em ossos e gorduras. A atividade física ideal é a musculação, mas esse tipo precisa cuidado também na alimentação, já que em grande facilidade de acúmulo de gordura.
E os endomorfos são indivíduos que tem o metabolismo mais lento e maior facilidade para ganhar gordura corporal. O corpo do endomorfo possui padronagem redonda, físico grande e dificuldade para perder gordura. Geralmente tem metabolismo lento e certa dificuldade para definir os músculos. Possuem maior quantidade de tecido adiposo em relação aos músculos e aos ossos. Pessoas com esse tipo de corpo devem investir em exercícios cardiovasculares e realizar uma adequação alimentar e treinos que priorizem aumentar o metabolismo.
|Gostou? Descubra o seu somatotipo e procure auxílio de profissionais da saúde especializados, existem treinos e dietas específicas para cada perfil e necessidade!
A Nutrologia pode te ajudar a alcançar sua meta, seja qual for o seu somatotipo!
Saiba mais em: http://delleugenio.com.br/especialidade/nutrologia/