Supercrescimento Bacteriano, o que é e como diagnosticar?

Intestino

Já trouxe para vocês em outros posts (leia aqui!) que o Intestino é habitado por diversas bactérias benéficas ao funcionamento do nosso organismo, que compõem a flora intestinal.

Agora, vale lembrar que não somente o intestino, mas todo o sistema digestório humano é composto por milhões de bactérias, de diversas espécies e que exercem diferentes funções.

Cada órgão do sistema digestório é habitado por uma flora bacteriana específica que auxilia a funcionalidade do órgão. O equilíbrio entre a quantidade e variedade das espécies de bactérias é essencial para esse bom funcionamento.

Quando ocorre um aumento acentuado da população de um destes órgãos, por exemplo, podem surgir diversos problemas de saúde relacionados.

No intestino delgado, por exemplo, o desequilíbrio da flor bacteriana, chamado de supercrescimento bacteriano, pode ocorrer devido a constipação intestinal, diabetes, dieta inadequada, uso de medicamentos dentre outros. E as consequências do excesso de bactérias neste órgão pode gerar: excesso da produção de gases intestinais, cólicas, diarreia, distensão abdominal, intolerâncias alimentares, carências nutricionais e até distúrbios neurológicos.

Para diagnosticar se há supercrescimento bacteriano no intestino delgado, pode ser realizado o teste de hidrogênio expirado. Um procedimento simples e indolor.

Caso apresente alguns desses sintomas, procure o seu médico.