Modulação Hormonal com Hormônios Bioidênticos

Modulação Hormonal

Entenda o que é a modulação Hormonal com Hormônios Bioidênticos.

Os hormônios são substâncias químicas produzidas naturalmente pelo corpo humano. E são essenciais para a manutenção da saúde. Já os Hormônios Bioidênticos são hormônios sintetizados, porém, com estrutura idêntica aos hormônios naturais.

Conhecidos como “mensageiros químicos”, os hormônios são responsáveis pela transmissão de informações entre as células do nosso corpo. Suas principais funções são a de regular o metabolismo, o crescimento nas crianças, o envelhecimento no adulto e as funções reprodutivas.

Porém, quando em desequilíbrio, os hormônios podem causar severos danos à saúde. Tais como: obesidade, hipo ou hipertireoidismo, tumores, diabetes, infertilidade, entre outros.

Exames laboratoriais podem identificar o estado hormonal do indivíduo e através da Modulação Hormonal é possível atuar de forma preventiva ou paliativa. 

Assim, diferentemente da reposição hormonal, a modulação tem como objetivo principal restabelecer o equilíbrio do organismo do paciente, considerando suas características fisiológicas individuais.

Na medicina funcional, a modulação hormonal é realizada com HORMÔNIOS BIOIDÊNTICOS. 

Hormônios Bioidênticos são definidos como aqueles que apresentam a mesma estrutura química dos hormônios produzidos pelo organismo humano.

Portanto, a forma química idêntica à presente no organismo anula ou minimiza muito dos efeitos colaterais dos hormônios comuns e permite maior adesão ao tratamento.

Assim, a terapia de reposição hormonal bioidêntica preconiza que os hormônios sejam utilizados na proporção fisiológica, específica para cada paciente. O tratamento é realizado juntamente com o acompanhamento laboratorial periódico.

Saiba mas sobre a modulação hormonal: clique aqui!